domingo, 15 de janeiro de 2012

Prescott Bush o protector de Hitler!

Hitler (esq) foi um tirano que tentou controlar o mundo. A sua fúria assassina ainda hoje assusta devido aos horrores perpetuados pelo regime nazi. Mas que sabemos nós do homem que encheu salas de pessoas completamente extasiadas?  Que sabemos do homem que desenvolveu o mais poderoso exército da sua época e deixou o mundo á beira do Apocalipse? Como conseguiu convencer os alemães quando estes não tinham pão para comer? Conseguiria tudo sozinho como conta a história?



Hitler descreve os tempos duros que viveu em Mein Kampf. Chegou a viver num albergue para sem- abrigos. Como se transformou no “Fuher” (Lider) da Alemanha. Hitler subiu na vida pelos ombros de pessoas como  Prescot Bush, fundador da disnastia Bush.



P.Bush (dta) foi um capitão de artilharia na primeira guerra mundial e casou-se em 1921 com Dorothy Walker, filha de George Herbert Walker.

Em 1924, seu sogro, um conhecido banqueiro de investimento de St Louis, coloca-o nos negócios em Nova York com Averill Harriman, o filho rico do magnata das ferrovias EH Harriman.

Foi senador dos EUA e  um director e accionista de empresas que lucraram dando apoio ao regime Nazi até à data de 20 de Outubro de 1942 .Altura em que a lei Trading with the Enemy, o proibiu e confiscou muitos bens das empresas de Bush.

O assunto foi classificado de Segredo Nacional pelo estado americano, até que dois judeus vítimas do trabalho escravo em Auchwitz interpuseram uma medida para levantar o segredo.



Prescott Bush  foi director do New York-based Union Banking Corporation (UBC) (esq),e trabalhava com a  Brown Brothers Harriman (BBH) .Formou uma plataforma mundial de apoio ao industrial alemão Fritz Thyssen, dono da maior empresa de aço e carvão na Alemanha que ajudou a financiar Hitler na década de 1930.

 Bush entra em contacto com o  Consolidado Aço Silésia (CSSC), para exploração mineira na fronteira germano-polaca. Durante a guerra, a empresa fez uso de trabalho escravo nazista dos campos de concentração, incluindo Auschwitz. A propriedade do CSSC mudou várias vezes de mão na década de 1930, mas os documentos do Arquivo Nacional Americano desclassificados apontam Bush como o principal elo de ligação entre o consórcio e os nazis até perto de 1942. Não está claro se ele e o UBC ainda estavam envolvidos na empresa quando os activos americanos da Thyssen foram apreendidos em 1942 .

A investigação está documentada em três conjuntos de arquivos disponíveis tanto na  Biblioteca do Congresso em Washington como nos Arquivos Nacionais da Universidade de Maryland.




Fritz Thyssen (dta) herdou um império de negócios em 1926, durante a agonia da Alemanha. Depois de ouvir falar de Adolf Hitler, Thyssen tornou-se fascinado pelo jovem politico  e junta-se ao partido Nazista em Dezembro de 1931. Apoia Hitler na sua autobiografia quando os nacional-socialistas ainda eram um pequeno partido radical

Em 1928 Thyssen comprou o palácio Barlow em Briennerstrasse, em Munique, para que Hitler o convertesse na “Casa Brown”, (casa castanha). A sede do partido nazista. O dinheiro veio de uma instituição no exterior. O Banco voor Handel en Scheepvarrt em Roterdão.
Ao final dos anos 1930, Brown Brothers Harriman, auto - denominado banco do mundo, e o UBC tinha comprado e enviado milhões de dólares em ouro, combustível, aço, carvão e títulos do Tesouro dos EUA para a Alemanha. Foi desta forma que Hitler se preparou para a guerra.

Entre 1931 e 1933 o UBC comprou mais de US $ 8 milhões de  ouro, dos quais US $ 3 milhões foram transferidos para o estrangeiro. De acordo com documentos, após o UBC ter sido fundado,  transferiu US $ 2 milhões para contas do BBH. Entre 1924 e 1940, os activos da UBC girava em torno de US $ 3 milhões. Apesar de haver ocasiões em que caiu para US$ 1 milhão.

Em 1941, Thyssen fugiu da Alemanha quando esta perdia a guerra , mas foi capturado e detido na França , onde permaneceu até terminar a guerra.




Ao princípio os negócios de  Thyssen não eram ilegais. Na década de 30 a elite financeira americana investiu  na recuperação económica alemã. No entanto, tudo mudou quando a  Alemanha invadiu a Polónia em 1939. No entanto  a BBH argumentava que  estava dentro de seu direito em continuar com as relações comerciais com a Thyssen porque até o final de 1941 os EUA ainda eram neutros.  O ataque a Pearl Harbor mudou a forma como os americanos encaravam as relações económicas com as potências do eixo.. Em 30 de julho de 1942, o New York Herald-Tribune publicou um artigo intitulado "Angel Hitler”, em que afirmava que havia um depósito nazi de  US $ 3 milhões no UBC.  Abriu-se uma investigação.Estranhamente as actividades do UBC não diminuíram, antes foram camufladas pelas filiais espalhadas pelo mundo.
 A ideologia nazi foi apoiada financeiramente por americanos. Foi dessa forma que Hitler conseguiu atrair as massas para uma realidade que representava um milagre numa Alemanha em ruínas. Hitler oferecia um ordenado e uma refeição aos novos membros, e isso moveu multidões.





Sem comentários:

Enviar um comentário