quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mitos Urbanos

" É fundamental aplicar um filtro cientifico à sabedoria popular, afirma o investigador norte-americano Walter Jonnes, "pode parecer risível mas há quem estude cada fenómeno a um pormenor tão reduzido que chega a investigar se o abanar das orelhas reduz o stress pós-traumatico". Numa constipação os maiores Índices de contágio registam-se entre uma faixa compreendida nos 5-7 º C,com baixa humidade,  mas é a exposição ao vírus a principal fonte da sua propagação. Pode sair em plena rua com o cabelo molhado ao vento e não se passar nada, ou até ir mais abrigado e ficar tão constipado que uma cama se torna mais irresistível q e uma noite de festa. É claro que devemos ir agasalhados, mas não é pela cabeça que perdemos mais calor.
Segundo Walter Jonnes, devemos recorrer a comidas quentes do tipo canja e verduras porque este tipo de alimentação reduz a inflamação que está por detrás da congestão nasal.Jonnes revela ainda que as estirpes de vírus estão ausentes no verão dando azo à famosa frase que "O verão mata as gripes" porque no aumento das dificuldades nas condições de vida emigram para a América do Sul, China e Sudoeste Asiático onde as condições são mais favoráveis.



Um estudo com pacientes com insónia revelou que contar carneiros ajuda a manter-se acordado e que o ideal será mesmo imaginar paisagens tranquilas em dias de sol. Outro estudo desmente que necessitemos de menos tempo nocturno à medida que envelhecemos. Aliás dormir menos que as oito horas diárias aumenta o risco de morte prematura. Bem, dormir muito mais que as oito horas também não é saudável.
Numa universidade da Califórnia descobriu-se que as mulheres que apresentavam maior longevidade dormiam 6,5 horas diárias.
Estudos recentes revelam que dormir meia hora após o almoço, a famosa "siesta" espanhola melhora consideravelmente o nosso estado físico e mental.


É corriqueiro ouvir-se dizer que cortar o cabelo fá-lo crescer. Segundo os dermatologistas tal deve-se a que depois de cortar o cabelo se fica a ver algo mais forte e escuro que afinal são as raízes.O Cabelo que nasce é da mesma espessura. Arrancar um cabelo branco não origina variados cabelos pretos, mas com desgostos o inverso pode acontecer, ou seja os cabelos pretos podem dar origem a cabelos cinzentos ou a um aumento da perda de cabelos.Este efeito chama-se "eflúvio telogénico"




Os doces não tornam as crianças hiperactivas, simplesmente o que acontece é que elas descobrem um novo mundo de sabores e cada vez que passam por uma montra desperta-se a sua curiosidade natural. Também não é verdade que o acne seja estimulado por qualquer tipo de alimento. Nem mesmo os doces. Mas existe algo de verdade quando se diz à criança que engoliu a pastilha elástica que ela vai ficar guardada no estômago, já que em média ela leva dois dias até ser expulsa.



É muito normal propagar-se a ideia que devemos beber dois litros de água por dia, mas recentemente um estudo da Universidade de Purdue (Idiana,América) revelou que 40% da água que o corpo necessita vai buscá-la aos alimentos e que depois do esforço físico deveríamos beber leite ou bebidas isotónicas.




O cérebro não para e não existem zonas desligadas, pelo que o mito de que usarmos só 10% do nosso cérebro é falso. O Alzheimer deve-se à perda de 10 a 20 % das células nervosas e se apenas utilizássemos 10 % do nosso cérebro os restantes 90 inactivos iriam atrofiar trazendo consequências muito nefastas.



A nossa memória não regista os acontecimentos como uma câmara de vídeo e os amnésicos não esquecem o seu nome nem o seu passado, mas depois de o paciente sofrer de amnésia fica-lhe muito mais difícil no futuro construir memórias.



Ver com luz ténue não causa miopia e o álcool afecta de igual modo homens e mulheres. Não destrói neurónios mas afecta as ligações entre neurónios pelo que provoca perdas de memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário