segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A estranha origem dos Cavaleiros Templários





Os cavaleiros Templários passaram de uma empresa de sucesso a proscritos.

A história conhecida da criação dos cruzados começa nas cruzadas.  Em 1095 as potências mundiais delimitadas pela religião enfrentavam-se no mediterrâneo. A Ocidente  os Cristãos medievais  e a oriente ortodoxos e muçulmanos em conflito permanente.

Jerusalém foi controlada desde o sec VII, primeiro por árabes e depois por turcos.

Em 27 Novembro de 1095, o papa Urbano II (dta)convocou um concelho de clérigos em Clermont na França onde exortou à libertação de Jerusalém. Prometeu indulgências a quem se alistasse de tal forma que o ladrão passaria a cavaleiro.

A primeira cruzada partiu da Europa em 1096, foi intitulada “passagium Generale” (passagem geral), e era constituída por cavaleiros profissionais e criminosos, aos quais era prometida a absolvição.

Os cristãos ocidentais juntaram-se aos bizantinos do oriente e quando em 1099 chegaram a Jerusalém massacrarem toda a gente sem olhar a credos.

A nova situação geo-politica da zona  levou a que muitos ricos desejassem conhecer Jerusalém. Foi por volta do ano 1119 que surgiram os Templários . Hugo de Payens (1070-1136)(esq), um fidalgo francês da região de Champagne, foi o primeiro mestre da Ordem dos Templários. Ele era originalmente um vassalo do conde Hugues de Champagne que visitou Jerusalém  com Hugo de Payens.Payens ficou por lá depois de o conde voltar para aFrança. Payens parte mais tarde para França e regressa a Jerusalém com a missão de proteger os peregrinos.

Os  9 templários, (Godofredo de Saint-Omer, Archambaud de Saint-Aignan, Payan de Montdidier, Geofroy Bissot, Hugo Rigaud, e dois homens registrados apenas com os nomes de Rossal ou possivelmente Rolando e Gondamer. O nono cavaleiro permanece desconhecido, apesar de se especular que ele era Hugh Comte de Champagne), apresentaram-se ao rei Balduíno II que controlava Jerusalém e recebem uns magníficos aposentos na parte sudoeste do antigo templo do rei Salomão. Segundo a lenda o templo do rei Salomão foi construído para guardar grandes quantidades de ouro, a Arca da Aliança, os dez mandamentos  e a sabedoria do rei Salomão, considerado o mais sábios dos homens do seu templo.

Embora os Babilónios tenha destruído o templo(esq) em 586 ac, outras Edificações foram levantadas no local como a Igreja do santo Sepulcro e o domo da rocha. O local é sagrado para os Judeus porque foi onde Abraão ia sacrificar o filho Isaac a Deus, é sagrado para os Cristãos porque foi o local onde Cristo morreu e é sagrado para os muçulmanos porque foi o local onde Maomé ascendeu aos céus. As três religiões veneram o local.





Não existe um único relato sobre uma caravana que tenha sido protegida pelos nove templários. E nove pouco podiam fazer. Em 1128 voltam para ocidente e tornam-se de repente numa ordem muito poderosa.

Em 1867 uma equipa arqueológica britânica escavou a montanha do templo e descobriu túneis de 25 metros que desciam pela mesquita de Alaxa e iam até ao Domo da Rocha local considerado o Templo do Rei Salomão. Local onde se  guardaram os tesouros. O local foi reescavado pelo Tenente Warren dos Engenheiros Reais e foram encontradas muitas relíquias dos templários. Por exemplo armas.

Uma carta escrita em 1187 afirmava que os templários tinha um bocado da cruz de Cristo. Os primeiros escritos maçónicos vão mais longe e afirmam que os templários detinham a arca da aliança.

Na literatura dos finais do sec XII e durante o sec XIII afirmava-se que os templários detinham em seu poder o Santo Graal. O primeiro romance foi escrito em 1180 por Chértien de Troyes, que vivia na mesma cidade de onde vieram os templários.

A versão mais aceite na comunidade científica é que os Cavaleiros Templários foram arqueólogos que escavaram por debaixo do templo de Salomão(img em cima) para encontrar os tesouros enterrados pelos Judeus no ano 70 quando os romanos destruíram o templo.



Esta teoria ganhou credibilidade em 1952 quando um dos manuscritos do mar morto conhecido pelo pergaminho do cobre registava um enorme tesouro.200 toneladas de ouro e prata.

Seria esse tesouro que os templários encontraram? Os Cavaleiros templários eram um paradoxo sem precedentes. Juravam a pobreza, o nome inicial era Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão,  mas viviam na riqueza e pegavam em armas para matar .


O selo dos templários (dta), dois cavaleiros montados no mesmo cavalo revela a origem humilde da ordem. Mas a realidade é que esta foi a primeira organização comercial inter-continental conhecida.

Em 1129, os Templários  fazem uma campanha de recrutamento por toda a Europa sobe o patrocínio do clérigo Bernard de Clairvaux ( muito respeitado em França) pedindo doações em dinheiro, terra, homens, armamento para consolidar o frágil reino de  Jerusalém  que com 30 anos era alvo de constantes ataques dos turcos. O rei de Aragon em 1130 deixa grande parte da terra hoje conhecida como Espanha, à ordem.

 Para ser templário tinha de se ser consagrado cavaleiro e ter ascendência nobre.Os novos membros deviam doar todos os bens á organização.

Em 1177, nasceu a lenda dos templários. 80 cavaleiros da ordem enfrentam Saladino na batalha de Montgisard, que tinha mais de 26 mil homens.

Saladino (dta) encontra-se em Ascalon com o exército de Balduíno IV, o rei cristão de Jerusalém que dispunha apenas de  500 cavaleiros e uma infantaria de apoio.



Os 80 templários vão ao encontro de Saladino e são bloqueados em Gaza. Saladino vendo que o exército dos templários não era ameaça vira costas ás batalhas e dirige-se até Jerusalém. Dispersa os seus homens para permitir a pilhagem .

Aproveitando o descuido de Saladino, os templários unem-se aos cruzados em Ascalom e vão até Rambla emboscar a guarda pessoal de Saladino; os Mamelucos. Saladino com o exército disperso é obrigado a recuar. O mundo oriental passou a temer os cruzados.



Os templários treinavam os cavalos para morder e dar coices e utilizavam uma espada normanda de dois punhos. Carregavam matracas, maças e moviam-se com uma enorme rapidez. Nas cerimónias de iniciação nocturnas, os templários faziam juras de secretismo até á morte. E até à morte lutavam impedindo os pedidos de resgate.

Em 1300 tinham dezenas de milhares de cavaleiros. Iam de Ocidente a oriente.



Lutaram ao lado dos reis  Luís VII da França e Ricardo coração de leão de Inglaterra.



A partir de 1150 desenvolveram o cheque. Um nobre ia até a comendadaria templária mais próxima e deixava os seus bens . Recebia uma note codificada e levantava os bens numa outra comendadoria templária . Jerusalém por exemplo. O serviço mais polémico dos templários foi o do empréstimo a juros elevados. Mesmo com as suas rígidas leis contra a usura a igreja ignorava a conduta dos templários. Desde que a terra Santa continuasse em mãos cristãs.

Em 1139 o papa Inocêncio II publicou uma bula papal onde dava privilégios aos templários nunca vistos. Podiam atravessar fronteiras, grande privilégio na época, isenção fiscal, ….



Algumas teorias afirmam que a tolerância dada aos templários foi devido ao suborno.

Os templários começaram a construir Igrejas e castelos e até faziam importação e exportação de mercadorias. Cada pais tinha o mestre templário, que supervisionava o mestre do quartel geral ou comendadoria. Mas acima de todos estava o grão mestre que geria os bens no ocidente e as batalhas a oriente. A grande maioria dos templários sustentava os combates em vez de combater.



 A reviravolta deu-se em 4 julho 1187 no cenário do mar da galileia quando o grão mestre templário, Gerard de Rideford decidiu investir contra os turcos ocultos no deserto. Os cavaleiros templários obrigados pelo juramento de obediência cumpriram. A batalha que originou o declínio da ordem e o fim das cruzadas deu-se no local dos Chifres de Hattin(baixo), de traz das colinas de Tiberias, perto do mar da galileia.

 

Cerca de 80 templários uniram-se a 20 mil cruzados, basicamente forças de infantaria perto de Siphoria. Saladino tinha cercado a cidade de tiberiades a um dia de viagem.

Era verão, a terra estava seca e tinha de se tomar a decisão de esperar  Saladino ou atacar.O exército marcha contra Saladino em pleno dia. De noite fracos e desorientados montam acampamento. Saladino manda pegar fogo ao mato e investe contra os cruzados. Foram dizimados. Os templários foram degolados , mas o grão mestre da ordem Gerard de Rideford r violou o voto da ordem de nunca ser capturado vivo. Permitiu que o poupassem e pedissem um resgate por ele. Meses depois na batalha de Acre foi novamente capturado e degolado. A moral dos cruzados foi abalada e Saladino conquistou a cidade.

Em  1229 Ricardo coração de leão (esq) retoma a cidade, e em 1244 os turcos recapturam -na  . Em 1291 o ultimo reduto cristãoem Acre caiu. Ass cruzadas seguintes  foram um fracasso.



Alguns cruzados começaram a questionar qual a função verdadeira dos cruzados uma vez que Jerusalém tinha caído. O novo grão Mestre Jacques de Molay tentou um nova cruzada.



Foi neste período de paz que os cavaleiros templários iriam pagar o preço por tanto privilégio. Em Outubro de 1307 numa sexta -feira 13, todas as bases dos templários em França foram invadidas. Foram acusados de delitos capitais e os seus bens foram confiscados.



Os templários são mais conhecidos por serem guerreiros terríveis que protegiam as caravanas doq eu pela sua verdadeira natureza. Comerciantes e cientistas que tentaram pela primeira vez controlar financeiramente o mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário